sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sobre Gatos e Aranhas

Este é um texto que escrevi há um tempo. Não modifiquei nada, deixei como estava:


Sobre Gatos e Aranhas
Manual de Sobrevivência em Casa

Todo ser que se presa tem um manual de sobrevivencia com cachorros e baratas, mas gatos e aranhas é um upgrade no sistema.
Então, o indivíduo chega em casa, passa pela sala, e ao se deparar com o gato, pensa: "Mas não era só cachorro?" Depois do choque, e ainda inconformado, ao chegar no banheiro e ter algumas teias grudadas na cabeça, outro susto: "Mas não era só barata?"
Aí, meu amigo você vai precisar saber como lidar com estes simpáticos bichos:
- Mantenha os dois distantes, se você já criou afeição pelo felino;
- Deixe suas roupas distante dos dois, se você gostar delas ou de você;
- Não use coleira em nenhum dos dois, mesmo que tente, eles não irão deixar;
- Se o gato está em sua casa é porque alguém gosta dele, portanto não o maltrate, pelo menos em público;
- Se o felino começar a se encostar muito em você, não pense que ele criou afeição, apenas está te marcando como território;
- Se o aracnídeo começar a encostar em você, ele também não criou afeição, só está querendo garantir a refeição do dia;
- Assim como se faz com a barata, não tente pisar na aranha, com certeza ela irá te queimar;
- Assim como se faz com o cachorro, não tente chutar o gato, com certeza ele irá te lanhar;
- O gato se alimenta daquelas raçõezinhas coloridas, já a aranha, não tente alimentá-la;
- Não confie neste bichos, tanto felinos quanto aracnideos são tão traiçoeiros quanto você.

Manual de Sobrevivência na Selva

Já na selva, você não irá precisar de manual, pois serão eles que precisarão suportar suas frescuras.

(29/07/04)

F1 mais política do que nunca - Parte II

Vettel foi o mais rápido hoje na Inglaterra - Foto: AP

Por James Azevedo
- (http://jamesazevedo.blogspot.com)

A Fórmula 1 chega a Silverstone para a disputa da oitava etapa do Mundial, onde o líder do campeonato Jenson Button pode assumir de vez o "posto" de ídolo local se vencer em casa, o que é muito provável diante do domínio apresentado até aqui na temporada. E para oferecer resistência, a equipe Red Bull apresentou inovações em seu carro (um novo bico, muito mais largo e bem parecido com o da Brawn) que levaram Sebastian Vettel e Mark Webber respectivamente à liderança da tabela de tempos nos treinos livres desta sexta-feira no circuito inglês.

Mas evidentemente e INFELIZMENTE o lado da competitividade e da disputa será colocado à segundo plano quando a briga FIA X FOTA ofuscou todo e qualquer detalhe deste Grande Prêmio. Os sites, blogs, jornais e também a televisão serão inundados por este assunto chato, sem previsão para terminar e com opiniões de diversos lados...

Foi possível observar no notíciário do Globo Esporte hoje, que a declaração do comentarista oficial, Reginaldo Leme, já mostra uma possível ação da emissora detentora dos diretos no Brasil da categoria para esse racha: que com a divisão o outro campeonato não teria a mesma "visibilidade" da F1. Ou seja: A Globo já começa a fazer campanha de que ela terá o campeonato ORIGINAL, o OFICIAL, a VERDADEIRA F1. Sinalizando que não passaria o outro, e que uma emissora como a Record poderia transmitir esse campeonato. Imaginem só a situação... Duas categorias para se assistir... E já pensou se acontecerem provas no mesmo horário... Já vi esse filme antes na Indy... Desta forma para a Globo mesmo que a outra categoria tenha tudo de tradicional que a F1 sempre teve, ela será apenas a OUTRA CATEGORIA. A guerra começou intensa logo cedo...

Fato é que no começo talvez esse campeonato FOTA seja competitivo e interessante, mas depois acabarão acontecendo também disputas de bastidores dentro da própria nova categoria pelo poder, e sem uma entidade para reger o esporte, tudo viraria uma bagunça generalizada e que poderia levar equipes que saíram a retornar para a original F1 ou até mesmo para a extinção desse campeonato depois de pouco tempo.

Estas são as primeiras impressões de uma novela que teve apenas o primeiro de muitos capítulos.

Os tempos de hoje em Silverstone:

Pos.PilotoEquipeTempo
1.VettelRed Bull1min19s456
2.WebberRed Bull1min19s597
3.SutilForce India1min20s141
4.NakajimaWilliams1min20s209
5.AlonsoRenault1min20s237
6.BarrichelloBrawn1min20s244
7.HamiltonMcLaren1min20s417
8.TrulliToyota1min20s458
9.RosbergWilliams1min20s468
10.PiquetRenault1min20s608
11.KubicaBMW1min20s622
12.KovalainenMcLaren1min20s733
13.GlockToyota1min20s762
14.ButtonBrawn1min20s767
15.HeidfeldBMW1min20s932
16.BourdaisToro Rosso1min20s945
17.MassaFerrari1min21s005
18.RaikkonenFerrari1min21s132
19.FisichellaForce India1min21s413
20.BuemiToro Rosso1min21s668

F1 mais política do que nunca - Parte I


Uma imagem que não veriamos no ano que vem: Ferrari junto da FIA. Foto: IMAGO

Por James Azevedo - (http://jamesazevedo.blogspot.com)

As brigas políticas na Fórmula 1 em busca dos interesses de equipes, patrocinadores e principalmente dos dirigentes sempre ocorreu de uma ou outra forma. Crises como o problema dos pneus em Indianápolis/05 ou a possível exclusão da equipe Mclaren por espionagem em 2007 também chamaram a atenção do mundo e abalaram a estrutura dos bastidores da categoria máxima do automobilismo mundial. Mas nada comparável ao que se vive neste momento. Depois de meses de discussão em relação ao regulamento imposto pela FIA para a temporada 2010, onde as equipes não aceitavam o valor imposto de 40 milhões de libras como o máximo para gastos, e quem não quisesse aderir a este valor, teria então tubos de dinheiro para gastar, mas ao mesmo tempo também teria limitações técnicas, ou seja, a categoria deixaria de ter investimentos na sua parte tecnológica (que sempre foi o seu forte) além de um verdadeiro "abismo" entre os times participantes, formando dois grupos distintos de disputa em um mesmo campeonato.
Liderados pela Ferrari, as escuderias se manifestaram contra através da Associação das Equipes (FOTA) criada no ano passado, e aos poucos um acordo parecia ser costurado. E no dia 29 de maio, o último dia de inscrições para a temporada do ano que vem, nove times, exceto a Williams (por dispor de parceria com a FIA para produzir carros de F2) enviaram inscrições condicionadas, ou seja, se o teto orçamentário fosse favorável as equipes, elas confirmariam suas inscrições, mas caso contrário retirariam sua participação. Diante da situação, o prazo foi prorrogado até o dia 12 de junho, onde o anúncio mostrou de novidade apenas os nomes de USF1, Campos e a surpreendente Manor GP e mantendo as equipes tradicionais com o asterisco ao lado de seu nome, onde nada ainda estava certo. Nos dias seguintes seguiram-se ameaças, boatos e críticas por parte dos envolvidos e daqueles que acompanham o esporte. Desta maneira que na última quinta-feira (véspera do GP da Inglaterra) todos os chefes de equipe se reuniram na sede da Renault e em uma reunião de apenas uma hora chegaram a um consenso para em seguida anunciar publicamente que as oito equipes restantes estão deixando a Fórmula 1 para criar sua própria categoria sem a chancela da FIA. Uma notícia que chocou a todos, até mesmo aqueles que acompanham de perto e há muito tempo o certame.
Isto signifca que assistiriamos uma Fórmula 1 sem Ferrari, Felipe Massa, Mclaren, Alonso e até mesmo o tradicional circuito urbano de Mônaco, que se manifestou à favor de fazer parte de um campeonato onde A FERRARI esteja presente. Ainda é muito cedo para se fazer projeções, mas a indicação é de que esse comunicado foi apenas o começo de um longo processo nada agradável ao automobilismo.

Equipes inscritas para a Fórmula 1 em 2010:

Williams
Force India
Manor GP (nova equipe)
USF1 (nova equipe)
Campos GP (nova equipe)

Equipes que formariam o novo campeonato da FOTA em 2010:

Ferrari
Mclaren
Red Bull
Renault
Toro Rosso
BMW
Toyota
Brawn GP